
Morreu José Brandão

É com profundo pesar que informamos do desaparecimento do Professor José Brandão, um dos mais notáveis designers portugueses, professor universitário e grande amigo da Fundação Professor Francisco Pulido Valente.
Nascido em Nova Iorque em 1944, José Brandão iniciou a sua carreira profissional em 1961, tendo mais tarde colaborado no atelier de Daciano da Costa (1964-1966).
Em 1966 partiu para Paris e, em 1967, ingressa na Ravensbourne University em Londres como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Na década de 1970, deu início à sua carreira docente, primeiro em Londres, depois na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e, mais tarde, na Faculdade de Arquitetura, contribuindo em larga medida para o desenvolvimento do ensino do design em Portugal.
A partir de 1975, em Portugal, começa a trabalhar como designer independente na realização de trabalhos para capas de discos e de livros e para o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz e, em 1982, com a sua mulher, Salette Brandão, funda o B2 Atelier de Design, que desenvolve projetos para muitas instituições, de entre as quais a Presidência da República, os ministérios da Educação, da Cultura e da Ciência, os Correios de Portugal (CTT), a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, o Banco de Portugal, a EXPO’92 de Sevilha, o São Luiz Teatro Municipal e fundações como a Calouste Gulbenkian, a Oriente, a Luso-Americana e a Espírito Santo.
O trabalho de José Brandão foi galardoado com vários prémios, nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Carreira (2001) e os Prémios APOM Melhor Exposição (1995) e Personalidade do Ano (2017). Foi também agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 2006.
José Brandão tinha uma grande ligação à Fundação Professor Francisco Pulido Valente a que não era estranha a forte amizade com João Monjardino, um dos seus promotores e seu Presidente durante vários anos.
Ao longo dos anos, realizou diversos trabalhos para a Fundação, a maior parte dos quais de forma gratuita, incluindo a conceção do logotipo da Fundação, design e produção dos diplomas dos prémios Ciência (atual Prémio João Monjardino) e Ensino e design gráfico de diversas livros e publicações editados pela Fundação
À Salete e aos filhos, João e Tiago as nossas sinceras condolências.