Missão
A Fundação Francisco Pulido Valente tem a sua missão centrada no reforço da literacia em saúde e defesa do Serviço Nacional de Saúde, através do desenvolvimento de uma medicina para todos, da transversalidade do conhecimento e da participação cidadã.
Valores
PLANO MORAL – Probidade intelectual e solidariedade social e liberdade de pensamento.
PLANO CULTURAL – Espírito científico positivo, defesa do rigor lógico, enaltecimento de valores estéticos.
Visão
Queremos uma sociedade mais justa que cultive e acarinhe o bem estar de todos os seus membros, alicerçada na democratização da saúde.
Fundação Francisco Pulido valente
A FUNDAÇÃO
A Fundação Professor Francisco Pulido Valente tem marcado a sua presença na sociedade portuguesa, desde a sua constituição em abril de 1991, através da atribuição de dois prémios de prestígio entre a comunidade científica e médica, que estimulam a investigação e o desenvolvimento científico, das ciências biomédicas e contribuem para a progressão do conhecimento na área da saúde.
Qualquer desses prémios (Prémio Ensino, desde 1993, e Prémio Ciência, desde 2003) assenta numa forte cooperação institucional (Faculdade de Medicina de Lisboa e Fundação para a Ciência e Tecnologia, respetivamente) que permitiu a atribuição do estatuto de utilidade pública desde 1996.
Ao longo dos anos de existência a Fundação Pulido Valente envolveu-se em inúmeras iniciativas que vão muito para além dos prémios e que consolidam a sua intervenção nas áreas culturais, sociais e da cidadania, nomeadamente, com a realização de exposições e conferências cobrindo um leque alargado de temas mas tendo sempre como ponto comum a figura do médico e professor, Pulido Valente, mas também, apoiando a edição de livros e brochuras.
Mais recentemente, a Fundação alargou a sua intervenção a projetos comunitários, como parceiro na área da literacia em saúde e divulgação científica.
Envie-nos o seu testemunho
Faça-nos chegar memórias e referências (textos, fotos ou outros documentos) que enriqueçam este site