Missão

A Fundação Francisco Pulido Valente tem a sua missão centrada no reforço da literacia em saúde e defesa do Serviço Nacional de Saúde, através do desenvolvimento de uma medicina para todos, da transversalidade do conhecimento e da participação cidadã.

Valores

PLANO MORAL – Probidade intelectual e solidariedade social e liberdade de pensamento.   

PLANO CULTURAL – Espírito científico positivo, defesa do rigor lógico, enaltecimento de valores estéticos. 

Visão

Queremos uma sociedade mais justa que cultive e acarinhe o bem estar de todos os seus membros, alicerçada na democratização da saúde. 

Fundação Francisco Pulido valente

A FUNDAÇÃO

A Fundação Professor Francisco Pulido Valente tem marcado a sua presença na sociedade portuguesa, desde a sua constituição em abril de 1991, através da atribuição de dois prémios de prestígio entre a comunidade científica e médica, que estimulam a investigação e o desenvolvimento científico, das ciências biomédicas e contribuem para a progressão do conhecimento na área da saúde.

Qualquer desses prémios (Prémio Ensino, desde 1993, e Prémio Ciência, desde 2003) assenta numa forte cooperação institucional (Faculdade de Medicina de Lisboa e Fundação para a Ciência e Tecnologia, respetivamente) que permitiu a atribuição do estatuto de utilidade pública desde 1996.

Ao longo dos anos de existência a Fundação Pulido Valente envolveu-se em inúmeras iniciativas que vão muito para além dos prémios e que consolidam a sua intervenção nas áreas culturais, sociais e da cidadania, nomeadamente, com a realização de exposições e conferências cobrindo um leque alargado de temas mas tendo sempre como ponto comum a figura do médico e professor, Pulido Valente, mas também, apoiando a edição de livros e brochuras. 

Mais recentemente, a Fundação alargou a sua intervenção a projetos comunitários, como parceiro na área da literacia em saúde e divulgação científica.

Quadro de Francisco Pulido Valente

Envie-nos o seu testemunho

Faça-nos chegar memórias e referências (textos, fotos ou outros documentos) que enriqueçam este site

Fundação Francisco Pulido valente

ATIVIDADE

Três décadas
Nas suas quatro décadas de existência a Fundação Pulido Valente tem traduzido a sua atividade de diferentes formas, com prioridade para as sessões públicas de entrega dos Prémios Ensino e Ciência (agora João Monjardino), sempre acompanhadas por uma conferência temática associada ao próprio prémio. Foi, ao longo do tempo, marcando as efemérides relacionadas com o seu patrono, o médico Francisco Pulido Valente, promovendo exposições várias (1995, 2009). Paralelamente deu o seu contributo com a publicação de livros e apoio à edição de outros. Temas como a expulsão por Salazar de intelectuais e figuras públicas opositoras ao regime ou as diversas figuras de intelectuais e pensadores que com ele conviveram, têm sido tema de conferências, palestras e iniciativas várias chamando a atenção para a intervenção cívica que sempre pautou a vida do patrono.
Fundação Francisco Pulido valente

ESCRITURA DE CONSTITUIÇÃO

Criação da fundação
A escritura que cria a FPFPV encontra-se no Diário da República III série Nº272 e a respetiva Portaria no Diário da República II série N.º207 em 8 de Setembro de 1992.
Fundação Francisco Pulido valente

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO

Instituição de utilidade pública
Na sequência da publicação da Lei-Quadro das Fundações, aprovada pela lei nº24/2012, de 9 de julho, alterada e republicada pela lei nº150/2015, de 10 de setembro, a Fundação Professor Francisco Pulido Valente procedeu à alteração estatutária no sentido de ajustar os seus Estatutos aos requisitos de transparência e normas éticas introduzidas pela nova lei. Nesse sentido, fora redefinidos os órgãos da Fundação com a inclusão da figura do Diretor Executivo, estabelecidos períodos de quatro anos para os mandatos dos diversos órgãos e feitas referências aos limites legais no que respeita às questões de remuneração, subvenções ou ajudas de custo. O Gabinete da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa emitiu em 18 de julho de 2017, o despacho autorizador de alteração estatutária, tendo a escritura pública de alteração dos estatutos tido lugar a 2 de novembro de 2017, para depois seguir todos os trâmites legais.
Fundação Francisco Pulido valente

PATRIMÓNIO INICIAL

139.663€

Património
Fundo inicial próprio no montante de 28 milhões de escudos subscrito pelos Fundadores
Origem/proveniência: Privada