Prémio João Monjardino 2023
Tema: Saúde Mental: Investigação Clínica e de Serviços
A Sessão Pública de Entrega do Prémio João Monjardino 2023, realizou-se no dia 16 de maio de 2024, pelas 15h00, na NOVA Medical School (NMS),
O Prémio foi atribuído à investigadora Deborah Oyine Aluh (afiliada ao Lisbon Institute of Global Mental Health; Comprehensive Health Research Centre (CHRC), NOVA Medical School), primeira autora do artigo “Contextual factors influencing the use of coercive measures in Portuguese mental health care”, publicado no International Journal of Law and Psychiatry em 2023.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Fundação Pulido Valente (FFPV), da Diretora da NMS, Helena Canhão, da Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Madalena Alves e da Vogal do CA da FFPV, Maria do Carmo Fonseca.
A entrega do prémio foi precedida por uma mesa-redonda sobre Infraestruturas de Investigação Biomédica: 2014 – 2024 moderada por Marta Abrantes do Departamento de Relações Internacionais da FCT, e por João Lavinha, Presidente do Conselho Consultivo da FFPV, em que participaram as seguintes instituições:
- João Castelhano, da BIN_National Brain Imaging Network – Core Infrastructure
- Manuel Santos, da Genome Portugal_National Facility for Genome Sequencing and Analysis
- Ricardo Leite da Biodata.pt – Portuguese Biological Data Network
Seguiu-se a apresentação do trabalho premiado e a entrega do prémio, tendo a sessão terminado com a assinatura de um protocolo entre a Fundação Pulido Valente e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) que esteve representada pela sua vice-Presidente, Paula Macedo.
Aceda à gravação da sessão através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=uCtvN-IjIiE
Fotos do evento: Clique aqui
Trabalho premiado: Clique aqui
Informações
Prémio João Monjardino
Fundação para a Ciência e Tecnologia: premio.pulidovalente@fct.pt
Fundação Francisco Pulido Valente: fundacaopulidovalente@gmail.com
Doenças oncológicas-Tumores como ecossistemas de clones e células: implicações terapêuticas
Na sequência do protocolo firmado entre a Fundação para Ciência e a Tecnologia I.P. e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente é aberto concurso para atribuição do Prémio João Monjardino 2022
O prémio visa distinguir o melhor artigo publicado sob o tema Doenças Virais: Epidemiologia, Etiopatogénese e Controlo, sem restrição do ano de publicação, que descreva os resultados da investigação realizada numa instituição do sistema científico e tecnológico nacional por um/a investigador/a com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura.
É admitido a concurso um único trabalho original por candidato, publicado ou aceite para publicação, com a aceitação devidamente comprovada, em revista nacional ou estrangeira da especialidade, no qual seja primeiro autor ou coautor (desde que seja reconhecido na publicação como tendo contribuição idêntica à do primeiro autor).
O montante deste prémio é de €10.000 (dez mil euros), comparticipado em partes iguais pelas duas fundações e atribuído numa prestação única.
As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 15 de junho de 2022 e as 17 horas do dia 30 de setembro de 2022, através do preenchimento de formulário electrónico próprio, disponível em http://www.fct.pt/apoios/premios/pulidovalente/ cuja submissão produz um documento de candidatura a enviar conjuntamente com cópias digitalizadas dos seguintes documentos:
- Bilhete de identidade ou cartão de cidadão;
- Carta do chefe do grupo de investigação, em língua inglesa, confirmando que a investigação foi realizada no seu laboratório, teve o seu conhecimento e aprovação da candidatura. A carta deverá conter igualmente informações sobre a contribuição do candidato para o trabalho publicado.
Para premio.pulidovalente@fct.pt
A avaliação é efetuada por um Júri constituído por:
RUY RIBEIRO (Presidente)
Laboratório Nacional de Los Almos
MARGARIDA CORREIA-NEVES
Escola de Medicina da Universidade do Minho, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde
LUÍS GRAÇA
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular
PAULO JORGE CRUZ PAIXÃO
(em representação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
Sociedade Portuguesa de Virologia
MIGUEL CARNEIRO DE MOURA
(em representação da Fundação Francisco Pulido Valente) Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Professor Emérito)