Prémio João Monjardino 2023

Tema: Saúde Mental: Investigação Clínica e de Serviços

A Fundação Francisco Pulido Valente vai realizar, no próximo dia 16 de maio, da parte da tarde, nas instalações da NOVA Medical School (Auditório Machado Macedo), a cerimónia de entrega do Prémio João Monjardino 2023 

O prémio foi atribuído à investigadora Deborah Oyine Aluh (afiliada ao Lisbon Institute of Global Mental Health; Comprehensive Health Research Centre (chrc), NOVA Medical School), primeira autora do artigo “Contextual factors influencing the use of coercive measures in Portuguese mental health care”, publicado no International Journal of Law and Psychiatry em 2023.

Na sessão de entrega do prémio, à semelhança de anos anteriores, haverá uma conferência/mesa redonda sobre um tema atual a que se seguirá a apresentação do trabalho por parte da investigadora premiada.

O tema sugerido pela nossa Fundação e aceite pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia é Infraestruturas de Investigação Biomédica: 2014 – 2024, tendo sido convidados  representantes de três dessas infraestruturas, a saber:

  • BIN_National Brain Imaging Network – Core Infrastructure
  • Genome Portugal_National Facility for Genome Sequencing and Analysis
  • Biodata.pt – Portuguese Biological Data Network

O prazo das candidaturas terminou a 29 de setembro de 2023

Informações

Prémio João Monjardino

Fundação para a Ciência e Tecnologia: premio.pulidovalente@fct.pt

Fundação Francisco Pulido Valente: fundacaopulidovalente@gmail.com

Doenças oncológicas-Tumores como ecossistemas de clones e células: implicações terapêuticas

Na sequência do protocolo firmado entre a Fundação para Ciência e a Tecnologia I.P. e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente é aberto concurso para atribuição do Prémio João Monjardino 2022

  1.  O prémio visa distinguir o melhor artigo publicado sob o tema Doenças Virais: Epidemiologia, Etiopatogénese e Controlo, sem restrição do ano de publicação, que descreva os resultados da investigação realizada numa instituição do sistema científico e tecnológico nacional por um/a investigador/a com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura.
    É admitido a concurso um único trabalho original por candidato, publicado ou aceite para publicação, com a aceitação devidamente comprovada, em revista nacional ou estrangeira da especialidade, no qual seja primeiro autor ou coautor (desde que seja reconhecido na publicação como tendo contribuição idêntica à do primeiro autor).

O montante deste prémio é de €10.000 (dez mil euros), comparticipado em partes iguais pelas duas fundações e atribuído numa prestação única.

As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 15 de junho de 2022 e as 17 horas do dia 30 de setembro de 2022, através do preenchimento de formulário electrónico próprio, disponível em  http://www.fct.pt/apoios/premios/pulidovalente/ cuja submissão produz um documento de candidatura a enviar conjuntamente com cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

  • Bilhete de identidade ou cartão de cidadão;
  • Carta do chefe do grupo de investigação, em língua inglesa, confirmando que a investigação foi realizada no seu laboratório, teve o seu conhecimento e aprovação da candidatura. A carta deverá conter igualmente informações sobre a contribuição do candidato para o trabalho publicado. 

Para premio.pulidovalente@fct.pt

 

 

 

A avaliação é efetuada por um Júri constituído por:

  • RUY RIBEIRO (Presidente)

    Laboratório Nacional de Los Almos

  • MARGARIDA CORREIA-NEVES

    Escola de Medicina da Universidade do Minho, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde

  • LUÍS GRAÇA

    Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular

  • PAULO JORGE CRUZ PAIXÃO

    (em representação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
    Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
    Sociedade Portuguesa de Virologia

  • MIGUEL CARNEIRO DE MOURA

    (em representação da Fundação Francisco Pulido Valente) Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Professor Emérito)