Projetos e atividades
Projeto Estação Cooperativa
Projeto Estação Cooperativa em números
A Estação Cooperativa surge em 2021, depois de uma série de ações programadas por diversas organizações na aldeia de Casa Branca, em Montemor-o-Novo. A Fundação Pulido Valente integrou um consórcio fundador de pessoas e entidades coletivas interessadas em refletir sobre a regeneração de territórios rurais de baixa densidade populacional e em lançar bases para a ação de diversos agentes de forma participada e inovadora.
Sara Jorge Moreira da Rocha
Projeto Estação Cooperativa
Cultura cooperativa como modelo de organização
Projetos e Atividades
Enquanto rede, defende a cultura cooperativa como modelo de organização, assente na gestão horizontal e partilhada entre os diferentes intervenientes, assim como a implementação de ferramentas de trabalho em rede, de tomada de decisão partilhada, de autonomia dos grupos de trabalho e de comunicação.
A cooperativa tem como objectivo a intervenção na região do Alentejo, com epicentro na aldeia de Casa Branca, no Município de Montemor-o-Novo, Freguesia do Escoural, onde existe património edificado sem utilização gerido pela Infraestruturas de Portugal, I.P.
Projetos e Atividades
Refuncionalização do património industrial da aldeia, promovendo a criação de um ecossistema de valências múltiplas – culturais, artísticas, científicas, profissionais e/ou turísticas – em simbiose com as necessidades da população local
Programação de actividades de criação, formação e fruição cultural, promovendo a dinamização social e cultural da região, a atracção de visitantes e a fixação de novos habitantes, revitalizando o núcleo populacional de Casa Branca e a região do Alentejo.
Criação de um pólo atrativo de referência nacional, de carácter experimental, laboratorial e inovador, facilitador de um trabalho colaborativo entre uma rede de parceiros, promotor de processos participativos e comunitários com habitantes e não-habitantes, e produtor de conhecimento em torno de novos paradigmas de resiliência territorial.