Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente

O Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente, presentemente no valor de 3.000 euros, foi estabelecido pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente e pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1992 para distinguir anualmente o aluno da licenciatura em Medicina e Cirurgia mais classificado na cadeira de Medicina II, aquela que se entendeu melhor corresponder à cadeira de Clínica Médica de que o Patrono fora Professor Catedrático.

O Prémio é entregue em sessão pública especialmente organizada para o efeito na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa (Hospital de Santa Maria).


A sessão inclui uma conferência por um investigador especialista numa área das Ciências Biomédicas ou das Ciências Básicas quando aplicadas à Medicina, uma breve referência ao Patrono e à sua obra por um orador convidado e finalmente a entrega do Prémio ao estudante distinguido. No ano escolar 2001/2002, e como consequência de alteração do currículo da licenciatura em Medicina e Cirurgia que aboliu o exame convencional na cadeira de Medicina III, passou a classificação na cadeira de Medicina II a ser a determinante na atribuição do Prémio.

Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2019

O Prémio Pulido Valente Ensino 2019 distinguiu a aluna Ana Rita de Sousa Noia de Mendonça Bello que obteve a melhor nota na Unidade Curricular Módulo V.II Medicina Interna, no curso de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), no ano letivo de 2017/2018.  

A aluna, do Mestrado Integrdao em Medicina, obteve, naquela Unidade Curricular, a classificação de 19 valores. 
A cerimónia de entrega do Prémio decoreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no dia 23 de maio de 2019, pelas 12h. 
A conferência que tradicionalmente ocorre nesta sessão foi proferida pelo Doutor Luís Costa, Professor Associado Convidado da FMUL, e tinha como título O Cancro e o Doente: como a dinâmica explica o prognóstico. A apresentação do conferencista esteve a cargo do Prof Miguel Carneiro de Moura, ilustre membro do Conselho Consultivo da Fundação Pulido Valente

Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2018

O Prémio Pulido Valente Ensino 2018 distinguiu o aluno Martim Pereira Bastos que obteve a melhor nota na Unidade Curricular Módulo V.II Medicina Interna, no curso de Mestrado Integrado em Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), no ano letivo de 2016/2017.  

A cerimónia de entrega do Prémio decoreu no grande auditório João Lobo Antunes, no edifício Egas Moniz, no dia 24 de maio de 2018, pelas 12h. 
A palestra que marca estas sessões foi proferida pelo Professor Doutor João Paulo André, da Universidade do Minho, e tinha como título A Doença na Ópera. A apresentação do conferencista esteve a cargo do Diretor Executivo da Fundação, Rui Pulido Valente.

Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2017

Miguel João Ribeiro Matias

Aluno do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Classificação de 19 valores no módulo V-II Medicina Interna.

Cerimónia

4 de Maio às 12 horas
Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Hospital de Santa Maria).
Esta sessão contará com a presença da Professora Maria Pereira que proferirá uma conferência subordinada ao tema «Nature-Inspired Biomaterials for Tissue Repair in Cardiovascular Applications: A Translational Story».
Fundação Monjardino e Bayer Portugal: co-patrocinadores da edição 2017 do Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente.