O GRUPO DO CONSULTÓRIO

Sobre Mário Alenquer

Nascido em Lisboa, frequentou o Liceu Camões, onde dedicou especial interesse ao estudo da Matemática. Aluno brilhante, assistiu, como hobby, a cursos universitários na Faculdade de Ciências e no Instituto Superior Técnico, adquirindo uma sólida formação em ciências exactas, que lhe permitiu participar em discussões e seminários com vários especialistas em Matemática e Física.

Ingressou na Faculdade de Medicina, onde foi aluno de Francisco Pulido Valente. concluindo a licenciatura com 19 valores. Em Maio de 1949, concorreu ao lugar de assistente de Medicina dos HCL – o topo da carreira e um lugar de grande prestígio da Medicina portuguesa – e foi colocado no Serviço de Tisiologia do Hospital Curry Cabral, cuja direção assumiria em 1954.

Mário de Alenquer era casado com uma filha de Pedro Teotónio Pereira, colaborador de Salazar, e elaborou, a pedido do sogro, um relatório sobre a situação do ensino da Medicina em Portugal.

A admiração mútua pautou a estreita relação com Francisco Pulido Valente, que o acompanhou a nível clínico no decorrer da doença crónica que o vitimou prematuramente em 1964. Deixou uma extensa bibliográfica publicada em revistas médicas.