Em defesa do SNS

A Fundação Pulido Valente tem estado muito envolvida no movimento de defesa do Serviço Nacional de Saúde, integrando a plataforma Salvar o SNS – Estamos do Lado da Solução. Nesse âmbito participou em diversas ações durante o ano de 2021.

A 2 de dezembro estivemos a coordenar, através do nosso Presidente do Conselho Consultivo, Professor João Lavinha, uma sessão com o tema Estatuto para reforçar o SNS , com a presença da Ministra Marta Temido.

A 26 de novembro estivemos numa conferência desta mesma organização em parceria com o IPQ sobre O PRR E A TRANSIÇÃO DIGITAL NA SAÚDE, com o foco no registo de saúde eletrónico.

Já em 2022, a Fundação Pulido Valente patrocinou uma Conferência que teve lugar no dia 18 de outubro de 2022, no Auditório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), sobre o mote “RSE – se há consenso vamos encontrar a solução”. Este evento teve como anfitriões os Professores Henrique de Barros e Manuel Sobrinho Simões. 

A prestação de cuidados de saúde exige um sistema de informação, o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), que sustente e potencie o acompanhamento do percurso de vida das pessoas, na saúde e na doença, capacitando-as na sua gestão, num contexto de morbilidade múltipla, garantindo a integração e a continuidade de cuidados. Esta iniciativa visou exigir que da oportunidade criada pelo PRR-Transição Digital na Saúde resulte um SER único e nacional e centrado no cidadão.

Partilhar