O GRUPO DO CONSULTÓRIO

Sobre Manuel Mendes

Natural de Lisboa, frequentou o curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras, tendo participado nas greves académicas de 1928 e 1931. Não concluiu, contudo a licenciatura, em protesto contra a situação política.

Ligado ao grupo Seara Nova, foi companheiro de Raul Proença, António Sérgio, Jaime Cortesão, Mário de Azevedo Gomes, e Câmara Reis. Interveio na preparação das revoltas militares e civis que marcaram a primeira fase de resistência à ditadura militar do Estado Novo. Ficou conhecido pela coragem quando, com um grupo de companheiros, assaltou a esquadra de polícia do Rego para libertar Barreto Monteiro que estava a ser torturado pela PIDE.

Participou no MUNAD e foi um dos promotores da criação do MUD, tendo feito parte da Comissão Distrital de Lisboa e, posteriormente, da Comissão Central. Foi preso pela PIDE em 1946, 1948 e 1949. Apoiou a candidatura do General Norton de Matos à presidência da República e, mais tarde, em 1958, prestou o seu apoio à candidatura do general Humberto Delgado.

Membro da Resistência Republicana e Socialista desde 1953, aderiu à Acção Socialista Portuguesa em 1964.

Manuel Mendes fez largas incursões nas artes plásticas e participou como escultor no Salão dos Independentes e nos dois Salões da Exposição Geral de Artes Plásticas de 1946 e 1947, organizada pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Publicou vários textos de crítica de arte, mas destacou-se sobretudo pela sua actividade literária, colaborando em numerosos jornais e revistas, como a Seara Nova, a Revista de Portugal, a Vértice, e os jornais O SéculoPrimeiro de Janeiro, A Capital e República. A sua obra reparte-se entre estudos biográficos – Antero de Quental, Machado de Castro, Dórdio Gomes, etc – e os romances e contos, onde seguiu a linha de Raul brandão e Aquilino Ribeiro, como cronista do quotidiano, evocador de figuras e situações históricas.

Manuel Mendes era amigo de Francisco Pulido Valente e de toda a família, incluindo um dos seus genros, Pedro Monjardino, também médico.