Edital

Na sequência do Protocolo firmado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente é aberto concurso para atribuição do Prémio Pulido Valente Ciência 2019.

Âmbito e Destinatários

O Prémio visa distinguir o melhor artigo publicado subordinado ao tema Determinantes não Biológicos da Saúde, sem restrição do ano de publicação, que descreva os resultados da investigação realizada por um(a) investigador(a) com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura, numa instituição de I&D nacional.

É admitido a concurso um único trabalho original por candidato, publicado ou aceite para publicação, com a aceitação devidamente comprovada, em revista nacional ou estrangeira da especialidade, no qual seja primeiro autor ou coautor (desde que seja reconhecido na publicação como tendo contribuição idêntica à do primeiro autor).

Financiamento

O montante deste Prémio é de 10.000,00 (dez mil Euros), comparticipado em partes iguais pelas duas Fundações e atribuído numa prestação única.

Apresentação de candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 3 de junho de 2019 e as 17 horas do dia 30 de setembro de 2019, através do preenchimento de formulário eletrónico próprio disponível em http://www.fct.pt/apoios/premios/pulidovalente/, cuja submissão produz um documento de candidatura a enviar conjuntamente com cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão;
  • Carta do chefe do grupo de investigação, em língua inglesa, confirmando que a investigação foi realizada na sua unidade, teve o seu conhecimento e aprova a candidatura. A carta deverá conter igualmente informação sobre a contribuição do candidato para o trabalho publicado.

para premio.pulidovalente@fct.pt

Avaliação

A avaliação será efetuada por um Júri constituído por:

Michael Marmot (Presidente)
University College London

José Pereira Miguel
Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Benedetto Saraceno
Secretário Geral do Lisbon Institute of Global Mental Health

João Lavinha
Investigador Principal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
(em representação da Fundação Francisco Pulido Valente)

Francisco George
Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa
(em representação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

Informações

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
premio.pulidovalente@fct.pt
Tel: 213924481
Fundação Francisco Pulido Valente
fundacaopulidovalente@gmail.com