Edital
Na sequência do Protocolo firmado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente é aberto concurso para atribuição do Prémio João Monjardino 2021.
Âmbito e Destinatários
O Prémio visa distinguir o melhor artigo publicado sob o tema Relação Médico-Doente: medicina personalizada e/ou medicina narrativa?, sem restrição do ano de publicação, que descreva os resultados da investigação realizada numa instituição do sistema científico e tecnológico nacional por um/a investigador/a com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura.
É admitido a concurso um único trabalho original por candidato, publicado ou aceite para publicação, com a aceitação devidamente comprovada, em revista nacional ou estrangeira da especialidade, no qual seja primeiro autor ou coautor (desde que seja reconhecido na publicação como tendo contribuição idêntica à do primeiro autor).
Financiamento
O montante deste Prémio é de € 10.000 (dez mil euros), comparticipado em partes iguais pelas duas Fundações e atribuído numa prestação única.
Apresentação de candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 1 de junho de 2020 e as 17 horas do dia 30 de setembro de 2021, através do preenchimento de formulário eletrónico próprio disponível em http://www.fct.pt/apoios/premios/pulidovalente/, cuja submissão produz um documento de candidatura a enviar conjuntamente com cópias digitalizadas dos seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão;
- Carta do chefe do grupo de investigação, em língua inglesa, confirmando que a investigação foi realizada no seu laboratório, teve o seu conhecimento e aprovação da candidatura. A carta deverá conter igualmente informação sobre a contribuição do candidato para o trabalho publicado.
Avaliação
A avaliação será efetuada por um Júri constituído por:
Carlos Caldas (Presidente)
Cancer Research UK Cambridge Institute
Hélder Maiato
Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto
Mónica Bettencourt
Instituto Gulbenkian de Ciência
Luís Marques da Costa
Centro Académico de Medicina de Lisboa; Instituto de Medicina Molecular
(em representação da Fundação Francisco Pulido Valente)
Raquel Seruca
Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto
(em representação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Informações
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundação Francisco Pulido Valente