
50º Aniversário do Hospital Pulido Valente

No passado dia 26 de maio comemorou-se o 50ºaniversário do Hospital Pulido Valente, cerimónia que aconteceu nos jardins da Alameda do Voluntariado, com a presença de muitos colaboradores do hospital e convidados.
No âmbito das comemorações, foi exposto o quadro de Abel Manta, A Leitura, no átrio do Edifício D. Carlos, situado no Hospital. O quadro retrata o grupo de amigos de Francisco Pulido Valente que se reuniam em tertúlia, ao fim da tarde, no consultório do professor na rua Garrett ao Chiado. Nele estão representados, para além do professor Pulido Valente, eminentes personalidades da sociedade e da cultura portuguesa da época, figurando também em destaque, o escritor Aquilino Ribeiro. Em paralelo com a exibição do quadro foi inaugurada, no mesmo local, uma pequena exposição evocativa da figura do patrono da Fundação.
Na cerimónia, presidida pelo presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins, foram também homenageados os profissionais que completaram 25 anos de dedicação ao Hospital Pulido Valente (HPV). Mais uma vez, a família HPV mostrou a diferença do ambiente que se vive naquela Unidade Hospital com a prioridade aos doentes e a proximidade entre todos os profissionais.
Com mais de um século de história de dedicação aos lisboetas, o Hospital Pulido Valente continua a honrar o projeto inicial, fundado em 1910 e renomeado em maio de 1975 (por ação do médico Ramon de La Feria) em homenagem ao professor expulso da Universidade por Salazar em 1947.