Cerimónia de Entrega do Prémio Pulido Valente Ensino 2024
Decorreu, no passado dia 20 de junho, no auditório da Ordem dos Médicos, a cerimónia da entrega do Prémio Pulido Valente Ensino 2024 ao médico João Francisco Justino Fernandes.
O médico madeirense recebeu esta distinção, depois de obter a classificação mais alta na Prova Nacional de Acesso (PNA) à formação especializada de 2023, promovida pela Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS).
O Prémio, no valor de 3000 euros, é uma iniciativa da Fundação Pulido Valente em parceria com a Ordem dos Médicos e com a participação da Fundação Monjardino.
Criada em 1993, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a iniciativa pretendia valorizar os melhores alunos da Unidade Curricular equivalente à ministrada pelo Mestre Pulido. No início de 2024, o Prémio passou a ter âmbito nacional, estando todos os participantes da PNA automaticamente candidatos ao mesmo.
O jovem premiado estudou na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e recebeu o galardão das mãos do Diretor Executivo da Fundação Professor Francisco Pulido Valente, Engº Rui Pulido Valente e do Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes.
Para além da entrega do Prémio, a sessão, cuja abertura ficou a cargo do representante da Fundação Professor Francisco Pulido Valente e Presidente da Fundação Monjardino, Dr. Carlos Monjardino e do Professor Paulo Simão, representante da Ordem dos Médicos,
a sessão incluiu a evocação do Professor Francisco Pulido Valente pelo Professor Doutor João Eurico da Fonseca, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
e uma palestra, a cargo do Professor Doutor Albino Maia, com o título: “Das lesões aos circuitos: perspetivas sobre os mecanismos e tratamento de perturbações afetivas”.
A sessão foi encerrada com uma intervenção do Bastonário da Ordem dos Médicos, a que se seguiu um Porto de Honra