49º aniversário do Hospital Pulido Valente

No passado dia 6 de junho comemorou-se mais um aniversário do Hospital Pulido Valente, cerimónia que aconteceu nos jardins da Alameda do Voluntariado.

Foram homenageados 19 profissionais que receberam medalhas por 25 anos de dedicação ao Hospital Pulido Valente (HPV) e outros tantos homenageados pelo apoio que dão aos utentes e colegas. Mais uma vez, a família HPV mostrou a diferença do ambiente que se vive naquela Unidade Hospital com a prioridade aos doentes e a proximidade entre todos os profissionais, como recordou, emocionada, Carla Ribeiro, a Enfermeira Diretora da ULS Santa Maria, que ali teve a sua escola profissional. 

Com mais de um século de história de dedicação aos lisboetas, o Hospital Pulido Valente continua a honrar o projeto inicial, fundado em 1910 e renomeado em maio de 1975 (por ação do médico Ramon de La Feria) em homenagem ao professor expulso da Universidade por Salazar em 1947.

Desde 2014, passou a ter novas valências, algumas únicas no então Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, como foi o caso da Pedopsiquiatra, renovando-se e fazendo parte integrante da inovação na saúde. Com projetos únicos a nível nacional, integrou duas Unidades de Saúde Familiar, uma Unidade de Cuidados de Saúde da Santa Casa e a Central de Esterilização Central do SUCH.

O presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins mostrou que o Pulido Valente tem um presente importante e um futuro de muitos projetos. O ano de 2024 vai ser de mais novidades no HPV, com a abertura da consulta de Oncologia ou das tão ambicionadas novas instalações do Serviço de Genética, no ano do seu 25º aniversário.  “Mas teremos também novos investimentos, como a Unidade de Psiquiatria Integrada para Adolescentes e a ampliação da Cirurgia de Ambulatório, a ampliação do hospital de dia de Medicina interna, a reabertura do Edifício Ramiro Ávila, com área de formação, e a Unidade de Internamento de Paliativos”, enumerou Carlos das Neves Martins na cerimónia de aniversário, onde lembrou ainda o projeto de criação de um Centro de Diagnóstico e Terapêutica para resposta regional na área dos exames.

No final da sua intervenção, o presidente da ULSSM deixou ainda duas notícias aos profissionais do HPV: em 2025, os 50 anos do Hospital Pulido Valente serão comemorados ao longo de três meses, com um programa especial, que contará também com medalhas a serem entregues à presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente, Maria Jorge Rocha, e aos voluntários que lidera; e a homenagem a figuras marcantes do hospital e do SNS, que darão nome a espaços do HPV.