Exposição Um Museu Um Bairro - A LEITURA

A LEITURA, é a interpretação de Mariana Duarte Santos, da obra A Leitura – Grupo do Consultório do Professor Francisco Pulido Valente, de Abel Manta (MC.PIN.0021 – 1955).

“Para reinterpretação da pintura A Leitura, de Abel Manta, escolhi representar algumas das crianças da Associação Amigos B2M, que frequentam actividades na Casa para Todos, reunidas à volta de um telemóvel (em vez da reunião à volta dos livros representada na pintura original).

A Casa para Todos é um espaço para onde todas as crianças do bairro podem ir e ser recebidas num clima de inclusão, aceitação e ajuda pelas mulheres que criaram e dinamizam este espaço de forma totalmente voluntária (a Carina, a Sandra e a Adriana). Mariana Duarte Santos”.

Os artistas Mariana Duarte Santos e Tiago Salgado “Regg” pintaram seis gigantes murais no Bairro 2 de Maio, num projecto artístico que contou com a participação dos próprios moradores. Agora, a empreitada resultou numa exposição de fotografia chamada Um Museu Um Bairro, que até 28 de Fevereiro pode ser vista no Mercado da Boa Hora e também na Casa Azul, um espaço comunitário no Bairro 2 de Maio, até 3 de Fevereiro. A Galeria de Arte Urbana (núcleo da Direção Municipal de Cultura do Município de Lisboa) desafiou os dois artistas a interpretarem um conjunto de obras do espólio do Museu de Lisboa e a partir delas criarem obras de arte urbana em seis empenas do Bairro 2 de Maio. Um processo no qual participaram os moradores, que não só ajudaram a escolher as seis obras do museu que serviriam de base para este trabalho, como emprestaram as suas histórias e sentimentos para o resultado final. 

 

Partilhar