

Prémio Pulido Valente Ciência 2019
A cerimónia de entrega do Prémio Ciência, está adiada para fevereiro de 2021 (eventualmente a 18 desse mês) e será realizada em conjunto com a edição de 2020.
A sessão será uma homenagem ao Professor João Monjardino, incluindo a alteração oficial do nome do prémio para “Prémio Ciência João Monjardino”. Estão previstas intervenções do Prof Sobrinho Simões (carreira como cientista), Prof Isabel do Carmo (aspectos políticos), Dr Vieira de Almeida (relação de amizade/personalidade)
Entretanto, tem sido mantidas reuniões com a FCT para preparar as alterações ao regulamento do prémio e, eventualmente, do protocolo está em curso. Tal não modifica em nada o concurso anual lançado pelas duas Fundações mantendo todo o corpo do articulado.
Prevê-se que a sessão decorra no Teatro Thalia, em Lisboa.
Prémio Pulido Valente Ciência 2020
Tema
Os tumores como ecosistemas de clones e células: implicações terapêuticas
O prazo de de Candidatura terminou no passado dia 30 de setembro, tendo sido submetidos 11 trabalhos. A reunião do Júri está agendada para 15 de dezembro. Aproveitamos para, mais uma vez, recordar a composição do júri:
Carlos Caldas (Presidente)
Cancer Research UK Cambridge Institute
Hélder Maiato
Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto
Mónica Bettencourt
Instituto Gulbenkian de Ciência
Luís Marques da Costa
Centro Académico de Medicina de Lisboa; Instituto de Medicina Molecular (em representação da Fundação Francisco Pulido Valente)
Raquel Seruca
Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (em representação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Prémio Ciência João Monjardino 2021
Em recente reunião do Conselho Consultivo da Fundação, presidida pelo Professor João Lavinha, foi selecionado o tema para o Prémio Ciência João Monjardino, designação atual do Prémio Pulido Valente Ciência em homenagem ao seu criador.
O tema que mereceu consenso foi – Ato médico: medicina personalizada e/ou medicina narrativa.