MedicalPort

No passado dia 7 de Janeiro de 2020, a Fundação reuniu com a Engª Belén Vicente, CEO da empresa MedicalPort, para avaliar oportunidades e possibilidades de colaboração em projectos na área da saúde.


Centro Nacional de Cultura

A Fundação reuniu no passado dia 9 de janeiro com duas das responsáveis do Centro Nacional de Cultura, Drª Maria Calado e Drª Teresa Tamen para identificar formas de colaboração e formalizar o convite de parceria para o projeto “A Tertúlia do Consultório”, tendo em conta que o local de encontro do grupo retratado no quadro de Abel Manta, sempre foi o nº61 da Rua Almeida Garrett ao Chiado. O Centro Nacional de Cultura tem estado a trabalhar na identificação de espaços de memória na freguesia (estão a trabalhar na memória imaterial do Chiado) em que tem instalada a sua sede para um melhor conhecimento de Lisboa e da história da cidade.

Florista Pequeno Jardim

Museu da Cidade de Lisboa

A Fundação reunião a 12 de março com o Drº Paulo Fernandes e a Drª Margarida Bastos, responsáveis do Museu da Cidade de Lisboa, na sequência de contactos que mantivemos sobre a exposição do quadro de Abel Manta, cedido aquele espaço pela família de Pulido Valente mediante protocolo assinado no tempo do Engº Krus Abecassis.

A pintura “A Leitura” ou o “Grupo do Consultório”, como muitas vezes é conhecido vai voltar a ser exposta ao público dentro em breve integrado num projeto que pretende dar a conhecer as diversas (12) figuras nele representadas e que faziam parte da intelectualidade e de uma época histórica, de grande intervenção cívica e cultural.  Ficou evidente a sintonia dos responsáveis do Museu com o projeto que a Fundação tem em preparação que intitulou “A Tertúlia do Consultório”, havendo total abertura para uma parceria na concretização de sessões temáticas em torno do quadro.


Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa

A Fundação reuniu, no passado dia 25 de fevereiro, com a Direção da Associação Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, mais concretamente com o José Rodrigues e a Leonor Figueira, que se mostraram disponíveis para colaborar na divulgação dos Prémios Ensino e Ciência e, em especial, na mobilização dos estudantes para a sessão de entrega do Prémio Ensino 2020 que decorrerá no dia 28 de maio na Aula Magna. Foram identificadas, anda, outras formas de colaboração, nomeadamente, edição e divulgação de documentos da Fundação com interesse para os alunos, organização de conferências ou sessões de formação. Foi feito o convite à Fundação para estar presente no Sarau Cultural que vai realizar-se a 2 de Abril na Aula Magna da Reitoria.


Câmara Municipal de Mafra

No dia 14 de janeiro passado a Fundação reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Mafra e com uma vereadora para dar continuidade ao processo de cedência de um espaço para instalação da sua sede, tendo ficado definido a assinatura em breve de protocolo entre as instituições e o timing da disponibilização do espaço. Ficou acordado entre as partes o início imediato da colaboração com o planeamento de acções em parceria.