Patrono A Fundação Prémio Ensino Prémio Ciência Biblioteca e Espólio Agenda Contactos e Informações
Homepage, Destaques

Prémio Ciência

 
 

Prémio Ciência Professor Francisco Pulido Valente

O Prémio Pulido Valente Ciência visa distinguir o melhor trabalho publicado numa área das Ciências Biomédicas (sem restrição do ano de publicação) que descreva investigação executada por um investigador com menos de 35 anos num Laboratório nacional. O montante deste prémio é de 10 mil euros, a atribuir anualmente, sendo comparticipado em partes iguais pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.



Prémio Ciência 2017


O Prémio Pulido Valente Ciência 2017 visa distinguir o melhor artigo publicado na temática «Patologia Cardiovascular –Investigação Básica, Translacional e Clínica», sem restrição de ano de publicação, que descreva os resultados da investigação realizada numa instituição de I&D nacional por um investigador com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura.


A avaliação será efetuada por um Júri constituído por:


-Professor Detlev Ganten (Charité - Universitatsmedizin Berlin)
-Professora Carmo Fonseca (Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa)
-Professor Manuel Antunes (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra)
-Professor Miguel Carneiro Moura (Professor Emérito, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em representação da Fundação Francisco Pulido Valente)
-Professor Fausto Pinto (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em representação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

As candidaturas devem ser apresentadas entre os dias 1 de junho e 29 de setembro de 2017.

Mais informação disponível em

http://www.fct.pt/apoios/premios/pulidovalente/



Prémio Ciência 2016

O tema do Prémio Pulido Valente Ciência 2016 foi  «Neurociências» e o júri teve como membros o Professor Emérito Fernando Lopes da Silva do Swammerdam Institute for Life Sciences de  Amesterdão (Presidente), os Professores Nuno de Sousa da Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Minho, Rodrigo Cunha do CNC, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Isaura Tavares da Faculdade de Medicina Universidade do Porto, em representação da FCT e o Professor Emérito Miguel Carneiro de Moura da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em representação da Fundação Professor Francisco Pulido Valente.

 A cerimónia de entrega do prémio Pulido Valente Ciência 2016 teve lugar no dia 21 de março, pelas 15h00, no Teatro Thalia, em Lisboa.


O Prémio Pulido Valente Ciência 2016, na área da Neurociências, foi atribuído à investigadora Roksana Maria Pirzgalska, primeira autora do artigo «Sympathetic Neuro-adipose Connections Mediate Leptin-Driven Lipolysis», publicado na revista CELL (2015).
A investigação que lhe garantiu a distinção com o Prémio Pulido Valente Ciência foi efetuada no âmbito do doutoramento que está a realizar no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras), no laboratório da Doutora Ana Domingos.

Roksana Pirzgalka é mestre em Biotecnologia pela Gdansk University of Technology (Polónia). Em 2012, recebeu uma bolsa Albert Renold Travel para investigar complicações associadas à diabetes, no Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra. Seguidamente foi selecionada para o Programa MIT- Portugal em Sistemas de Bioengenharia.