Patrono A Fundação Prémio Ensino Prémio Ciência Biblioteca e Espólio Agenda Contactos e Informações
Homepage, Destaques

Prémio Ciência

 
 

2004

Dra. Susana Constantino Rosa Santos


O Prémio Pulido Valente Ciência 2004 foi atribuido à Doutora Susana Constantino Rosa Santos pelo trabalho feito em colaboração com o Dr. Sérgio Dias intitulado ‘Internal and external autocrine VEGF/KDR loops regulate survival of subsets of acute leukemia through distinct signaling pathways’ publicado na revista Blood, vol.103 (No.10) 3883-3889 (2004). A Doutora Susana Santos fez este estudo na unidade de Angiogénese Tumoral liderada pelo Dr. Sérgio Dias, do Departamento de Biologia Molecular do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil em Lisboa.


O Prémio foi atribuido em reunião do júri que teve lugar na sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia no dia 27 de Novembro de 2004. O júri foi composto pelo Professor Carlos Caldas, Universidade de Cambridge (Reino Unido), que presidiu, Professor Manuel Sobrinho Simões , IPATIMUP, Universidade do Porto, Professora Leonor Parreira , Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa, Professor João Lôbo Antunes, Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa, e Professor (Jubilado) João Monjardino, Imperial College, Universidade de Londres, os dois últimos em representação das Fundações patrocinadoras.


O Prémio foi entregue pela Senhora Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior em sessão pública que teve lugar às 15 horas no dia 18 de Janeiro de 2005 no Salão Nobre do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior e a que também estiveram presentes os Presidentes da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Professor Francisco Pulido Valente. Durante a sessão foi referida a qualidade dos trabalhos submetidos e a premiada fez uma curta palestra sobre o objectivo da sua investigação e as potencialidades terapêuticas dos resultados publicados no artigo agora distinguido.