Patrono A Fundação Prémio Ensino Prémio Ciência Biblioteca e Espólio Agenda Contactos e Informações
Homepage, Destaques

Prémio Ensino

 


Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente

O Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente, presentemente no valor de 3.000 euros, foi estabelecido pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente e pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1992 para distinguir anualmente o aluno da licenciatura em Medicina e Cirurgia mais classificado na cadeira de Medicina II, aquela que se entendeu melhor corresponder à cadeira de Clínica Médica de que o Patrono fora Professor Catedrático.

O Prémio é entregue em sessão pública especialmente organizada para o efeito na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa (Hospital de Santa Maria).


A sessão inclui uma conferência por um investigador especialista numa área das Ciências Biomédicas ou das Ciências Básicas quando aplicadas à Medicina, uma breve referência ao Patrono e à sua obra por um orador convidado e finalmente a entrega do Prémio ao estudante distinguido. No ano escolar 2001/2002, e como consequência de alteração do currículo da licenciatura em Medicina e Cirurgia que aboliu o exame convencional na cadeira de Medicina III, passou a classificação na cadeira de Medicina II a ser a determinante na atribuição do Prémio.



Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2017


O Prémio Pulido Valente Ensino 2017 distiguiu o(a) aluno(a) que obteve a melhor nota na Unidade Curricular Módulo V-II Medicina Interna, no curso de Medicina da Universidade de Lisboa.

O Prémio Pulido Valente Ensino 2017 foi atribuído a Miguel João Ribeiro Matias, aluno do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que, no ano lectivo 2015/2016, obteve a classificação mais elevada (19 valores) no módulo V-II Medicina Interna.


A cerimónia de entrega do prémio terá lugar em sessão solene no dia 4 de Maio, pelas 12 horas, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Hospital de Santa Maria).


Esta sessão contará com a presença da Professora Maria Pereira que proferirá uma conferência subordinada ao tema «Nature-Inspired Biomaterials for Tissue Repair in Cardiovascular Applications: A Translational Story».

 

Fundação Monjardino e Bayer Portugal: co-patrocinadores da edição 2017 do Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente.



Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2016

O Prémio Pulido Valente Ensino 2016 distiguiu o(a) aluno(a) que obteve a melhor nota na Unidade Curricular Módulo V-II Medicina Interna, no curso de Medicina da Universidade de Lisboa.
A sessão de entrega do prémio contou com a presença do Professor Bruno Silva Santos (FMUL) que proferiu uma conferência subordinada ao tema «Estudo e manipulação de linfócitos T para imunoterapia do cancro».

Fundação Monjardino: co-patrocinador da edição 2016 do Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente.

O aluno premiado foi Bruno Miguel Lopes Rocha.